sexta-feira, 26 de novembro de 2010

**LINDO DIA 10/11/2010...é o que te desejo, a minha maneira


- Mãe - diz meu filho Cezar Augustus – alguma coisa está errada com esse povo.

- Do que está falando exatamente filho? Perguntei.

- Fui mergulhar lá no Estaleirinho e olha o papo que escutei. Neco o pescador. estava puxando a rede que trouxe várias tainhas. Um turista que está hospedado naquele hotel no canto da praia se aproximou dele e perguntou:

- Quanto tempo eleva para pescá-los?

- Pouco tempo, respondeu Neco.

- Porque então não permanece no mar mais tempo e realiza uma pesca mais abundante?

- Oh! moço, eu pesquei o bastante para cobrir as despesas com minha família.

- Mas o que você faz com o resto do seu tempo?

- Bom, eu levanto quando já descansei o bastante, pesco um pouco, brinco com meus filhos, tiro a sesta abraçadinho na minha mulher, e no final da tarde me reúno com os outros pescadores para beber um pouco, cantar e jogar conversa fora. Tenho uma vida muito ocupada senhor – completou Neco sorrindo.

O turista não se deu por achado e continuou:

- Eu sou um homem de negócios bem sucedido e posso te ajudar a melhorar de vida dando-te uns conselhos. Aceita?

- Claro moço, pode ir falando.

- Você deveria passar mais tempo pescando e, com o lucro, comprar um barco maior. Com a renda produzida pelo novo barco, poderia comprar vários outros. No fim, teria uma frota de barcos pesqueiros.
Em vez de vender pescado a um intermediário, venderia diretamente a uma indústria processadora e, no fim, poderia ter sua própria indústria.
Poderia controlar o produto, o processamento e a distribuição.
Precisaria deixar esta pequena aldeia costeira de pescadores e mudar-se para Florianópolis, e em seguida para São Paulo, de onde dirigiria sua empresa em expansão.

- Mas senhor, quanto tempo isso levaria? - perguntou o Neco.

- Quinze ou vinte anos - respondeu o turista.

- E depois, senhor?

O turista riu e disse que essa seria a melhor parte.

- Quando chegar a ocasião certa, você poderá abrir o capital de sua empresa ao público e ficar muito rico. Ganharia milhões.

- Milhões, senhor? E depois?

- Depois - explicou o turista - você se aposentaria. Poderia então se hospedar em uma pequena aldeia costeira, até mesmo nesta, o Estaleirinho. Dormiria até tarde, pescaria um pouco, brincaria com os netos, tiraria a sesta com a esposa,
no final da tarde se reunir com os outros turistas para beber, cantar e jogar conversa fora...

- Ah sei... Então tá! – respondeu Neco.

- Eita papo cabeça né mãe – diz Cezar rindo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário