sábado, 19 de novembro de 2011

**LINDO DIA 06/10/2011... é o que te desejo, a minha maneira



Estou sendo acometida de lembranças queridas do tempo em que morei em Balneário de Camboriú. Aqui pertinho. Preciso dizer que estou em São Paulo. Um vôo rápido, 40 minutos e estava lá, em Balneário.
Mesmo sendo tão perto foi um grande desafio a adaptação em um outro lugar que não o meu de origem. Fico então imaginado como será ir morar no exterior. Adaptar-se a um novo país: a língua que geralmente não se domina, os valores de outra cultura, os costumes diferentes, as reações inusitadas das pessoas, a descoberta de lugares interessantes e outros a serem evitados, os meios de locomoção, entre outros.
Transfere isso para um recém nascido. Deve parecer à ele um mundo distante em que deva se adaptar. Precisa este pequeno Ser viver com regras e valores já estabelecidos.
Já pensaram em quanto o adulto parece gigante para este Ser? Um gigante que sorri, fica bravo e muitas vezes grita. Ao som do grito, nossa que vontade este pequeno ser tem de voltar ao seu país de origem... Sem chance!!
Então o pai/mãe é o cicerone!
Ser pai/mãe é apresentar à criança não só o mundo e as pessoas mas também ele mesmo — seus sentimentos, seu jeito de ser, de agir — e depois, respeitosamente, deixá-lo escolher a melhor maneira de curtir sua viagem no Planeta.

Que sua meta seja mostrar a seu filho os diferentes aspectos do mundo e respeitar-lhe o direito de escolher o melhor caminho.
Vai praticando, pois está chegando o Dia das Crianças!
Walkyria Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário