sábado, 19 de novembro de 2011

**LINDO DIA 15/10/2011...é o que te desejo, a minha maneira


- Então Princesa Menina, vamos aproveitar esta chuvinha gostosa para ver um bom filme? – diz a Rainha Menina.
- Ah, eu estou tão sem vontade... Será que vai ser bom? ... Não sei... Acho que não vou gostar...  

Parece à você que já ouviu este diálogo?

Pois é. É a depressão.

Vivemos num mundo confuso e difícil.
A época que estamos atravessando agora é uma época de muitas transformações, e isso muitas vezes nos deixa inseguros e amedrontados, vendo o mundo que conhecemos se modificar a cada dia e sem saber direito como é esse mundo novo que vai surgindo das cinzas e escombros do mundo velho. 

Mas quais são os sintomas da depressão? São variados, e muitas vezes não ocorrem todos ao mesmo tempo. Um dos principais sintomas é a perda do interesse ou prazer pelas diversões ou pelos passatempos que a pessoa normalmente gosta. 
  
Quem está deprimido também não dorme direito. Ou dorme demais, ou tem insônia. Geralmente a pessoa se sente mal e indisposta quando acorda de manhã e o apetite também se altera. Uns ficam sem apetite, e perdem o interesse pela comida. 

Outros não. Comem demais, e terminam por engordar. Aí se estabelece um ciclo vicioso: como estão gordos, começam a se achar feios e deselegantes, ficam cada vez mais deprimidos e comem mais, ficando mais gordos, e mais deprimidos, e assim por diante. 

O deprimido também sente como se toda a sua energia física tivesse sido sugada. É uma moleza, um acabamento, uma falta de coragem... A pessoa fica cansada até de falar. 

Outro sintoma muito importante são os sentimentos de inutilidade ou culpa, aquela sensação de “eu não presto para nada, a minha vida não tem sentido, a culpa é minha, sei que sou culpado”. Finalmente, os pensamentos mórbidos, o medo de adoecer, e de morrer. 

É verdade que não é todo mundo que apresenta esse quadro assim, tão negro. E a depressão tem vários graus, podendo ser uma depressão leve e passageira até aquelas grandes depressões, que mergulham o indivíduo na “noite negra da alma”, como diria o poeta. 

Resumindo: se há mais de um mês você não sente alegria de viver, está apático e sem energia, é bom ficar atento pois você pode estar sofrendo de depressão. 

Mas nem tudo está perdido. A depressão é uma das doenças mais bem estudadas, e são oferecidas boas possibilidades de cura: drogas químicas, diversos tipos de psicoterapias e um sem número de técnicas da medicina alternativa. Você é quem escolhe. 

Mas uma coisa é certa. Qualquer tipo de tratamento da depressão passa por duas palavras mágicas: ação e atenção. 

Por ação, quero dizer exercício físico. Está provado que o exercício físico persistente reduz a depressão por aumentar a produção de substâncias cerebrais chamadas endorfinas, cuja ação é estimulante, dando às pessoas um verdadeiro barato natural. 

É por isso que quem faz exercícios frequentemente se sente tão bem, e quanto mais faz, mais quer fazer. Os melhores exercícios são os exercícios aeróbicos, e que todo mundo pode fazer: caminhar, andar de bicicleta, nadar e dançar. 

Quanto à atenção, acredito que para compreender nossos sentimentos, precisamos prestar atenção a eles, aprender a encará-los de frente. Por que estou deprimido? Para onde foi minha alegria de viver? O que existe na raiz da minha apatia? E a pergunta mais importante: Do que tenho medo? 

Somente uma investigação clara e sincera das nossas emoções nos tornará seres humanos equilibrados, em harmonia conosco e com o Universo, distante dos sentimentos negativos e brilhando, como estrelas que somos, no céu da existência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário