quinta-feira, 23 de setembro de 2010

**Semana com o Poeta LUIZ FELIPE PINTO DUARTE - A imagemde si...

A IMAGEM DE SI...

... seus olhos observam tudo e a todos, mas não podem ver a si mesma, por isso, parecemos estar cegos diante de nós mesmos. Porém para corrigir esta "falsa cegueira", precisamos nos compreender e o entendimento pode se fazer a partir do espelho, da imagem que somos e, para isso, precisamos olhar para alguém e descobrir o nosso sentimento através do que pensamos do outro, pela satisfação que se tem pela convivência com quem se ama, bastando apenas remover o que bloqueia o inconsciente da realidade da nossa consciência.

O amor e a felicidade estão dentro de nós, mas precisamos remover aquilo que está cobrindo o inconsciente e impedindo que eles se manifestem, para que eles possam brilhar com mais clareza na arte de viver e para que possamos sentí-los em nós mesmos.

A virtuosa liberdade espiritual que nos conduz a descobrir alguém que seja o nosso espelho, permitirá que possamos contemplar o próprio reflexo como se fosse a própria imagem, como projeção do grande espelho da nossa alma e, assim, sentir como é o próprio viver.

Dessa maneira, penetrando na própria alma conseguimos descobrir em nós, o amor e a felicidade e, então, conseguiremos doar e, depois, quando estivermos preparados poderemos receber, tal como num relacionamento espiritual, onde tudo ocorre através da essência luminosa radiante que nos ajudou a crescer interiormente e, aqui nos permite abrir as pétalas da flor, a nossa verdadeira identidade, para que possamos compreender o simples viver, conquistando a sabedoria espiritual que está além de todo entendimento humano.

Ninguém pode "crescer" espiritualmente sem visualizar através do espelho, a própria imagem, sem algum auxílio, sem um relacionamento que nos oferece justamente essa imagem refletida de nós mesmos, principalmente se estivermos dispostos, se permitirmos nos ver; e a sabedoria do coração nos mostra que a única maneira de descobrirmos em nós as virtudes do próprio coração é achá-la no coração de alguém que amamos.

E, nesse relacionamento, que é a nossa maior esperança, descobrirmos o lado sombrio da nossa personalidade, aquele que estava coberto no inconsciente, aquela parte de nós mesmos que impede de sermos nós, nos encontrarmos preparados para compartilhar o nosso viver com aquele a quem amamos, propósito da nossa existência.

Se o seu coração abriga o desejo de ter um companheiro espiritual, é porque você está sentindo o que já faz parte do seu destino, esse espelho anímico lhe foi dado para que possa descobrir-se e viver plenamente.

O coração é sempre poderoso e conhece tudo intuitivamente, razão pela qual não se tem necessidade de controlar coisa alguma.

Apenas a consciência racional nos guia no caminho do entendimento da verdadeira compreensão da alma, da nossa mente e, por isso, não importa o tempo necessário para chegarmos lá e nem para onde vamos, pois toda longa caminhada sempre começa com um primeiro passo, e depois outro, e mais outro e, todos eles valerão a pena.

Ao olhar para o espelho à sua frente, não pense no que está atrás dele, mas sim, no que está dentro dele, a imagem da sua alma, naquelas qualidades que a alma têm e todos precisam continuamente reconhecer como suas, dando consciência de que o amor e a felicidade em si é um pequeno lago que reflete a própria imagem, assim como aquela do espelho.

A descoberta de que a pessoa pode ser um espelho da sua alma, que sempre reflete o que você deseja e precisa aprender sobre si mesma, fará a diferença, em que não há limites para amar.

A sabedoria do coração nos mostra que o amor e a felicidade estão sempre nos trazendo de volta a nós mesmos, pois o caminho que trilhamos somos nós que escolhemos, para nos despertar para quem somos e para a razão de sermos felizes e de dar e receber amor.

Ao estarmos consciente desse fato poderemos viver nos mais elevado estado de realização e satisfação espiritual.

Quando pudermos perceber essas qualidades em nós mesmos, conseguiremos percebê-las também nos outros.

Dessa forma, você se torna um espelho para uma outra pessoa e ela reciprocamente passa a ser um espelho pra você, pois sentir amor em si própria permite sentir no outro.

O segredo do coração está em fazer sentir a qualidade da alma e que devemos aprender a dominar, para evitarmos escondê-la de si própria, assim o espelho ou outra pessoa nos ensina a "ver" tudo que está em nós mesmos.

Quanto mais nos aproximamos de alguém que amamos, mais nos vemos refletido nos olhos, no espelho, desse alguém.

A profundidade da intimidade visual depende diretamente da disposição para reconhecermos o reflexo da nossa imagem, pois geralmente fazemos uma projeção inconsciente, do que na verdade somos, baseando-nos naquele que está dentro do espelho, diante de nós. Importante é reconhecer a imagem no espelho, porque a projeção, inconscientemente atribui ao outro nossas próprias qualidades, assim, somos a fonte de todos os nossos sentimentos, incluindo nossos pensamentos e ações.

Daí, surge o privilégio de compartilhar nosso coração com alguém, pela esperança de sentir, pensar e agir no presente viver...

A sua espiritualidade humana de viver o bem-estar pode ser conduzida de acordo com a suam maneira de ser.

...ela flui a seu próprio modo de ser...se você puder fluir com ela, você será positiva...se você resistir a ela ou se defender dela, você se tornará negativa e tudo conspirará à sua volta tornando-a negativa...a escolha do seu livre arbítrio é somente sua...

Luiz Felipe Pinto Duarte

23/03/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário